11 fevereiro, 2009

Os amigos do presidente Lula é elogiado na Folha de S.Paulo


O blog Os amigos do presidente Lula na Folha de São Paulo
Por:Fernando Rodrigues

Relato de um preso: “[Edmar] soltou os cachorros, literalmente, nos pátios, mandou tocar as sirenes e ligar os holofotes, passou a noite inteira com a tropa dando tiros para o ar”.

Ele não chega ser um guarda de Abu Ghraib, que torturava presos no Iraque. Mas Edmar Moreira hoje teve uma nova acusação jogada contra suas costas. Em 1970, ainda tenente da Polícia Militar de Minas Gerais, o jovem Edmar costumava tratar com terror os cerca de 300 presos políticos na penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora. Quando ficava irritado, soltava os cachorros do quartel pelos pátios e dava tiros para ar. Tudo segundo relato de um dos presos daquela época.

Irritado porque os presos políticos se recusaram a ficar de pé para dizer os seus nomes na rotina diária de identificação, o tenente Edmar, com os indefectíveis óculos Ray-ban que usava, “soltou os cachorros, literalmente, nos pátios, mandou tocar as sirenes e ligar os holofotes, passou a noite inteira com a tropa dando tiros para o ar”. Esse relato foi reproduzido pelo jornalista Laerte Braga, mineiro, ex-preso político, que coletou os dados de um outro ex-preso político que estava na penitenciária por onde dava plantão o tenente Edmar em 1970.

Toda vez que Edmar Moreira era escalado para fazer as conferências de presos ao final do dia, a rotina se repetia. “Isso aconteceu uma, duas, três vezes, ou quatro vezes, até que a notícia vazou da vizinhança da penitenciária para a cidade –estão fuzilando os presos políticos de Linhares– o comando da 4ª Região Militar resolveu afastar do serviço o tal tenente de óculos Ray-ban”, relata Laerte Braga em seu texto, enviado para uma lista de e-mails.

"O relato já vazou para vários blogs mineiros e alguns de abrangência nacional, como o “Amigos do Presidente Lula”.

Este blog entrou em contato com a assessoria do deputado Edmar Moreira (DEM-MG) para ouvir algum comentário do deputado. Não houve resposta, pois o corregedor está em viagem e não deixou o telefone do local para sua assessoria.

0 comentários:

About This Blog

  © Blog em Destque 'Eu o Fã' By Blog em Destaque 2008

Back to TOP