31 outubro, 2006

Blog no Joral Hora do Povo


O blog “Os amigos do presidente lula” denunciou que a rede Globo montou uma farsa no debate entre os candidatos à Presidência com o objetivo de ajudar Geraldo Alckmin. O site mostrou que a Globo levou ao debate pessoas escolhidas pelo Ibope que não eram “indecisas” e ainda manipulou as perguntas para favorecer o tucano.

“Alan Brito de Fortaleza, Ceará, era um dos indecisos. Ele perguntou o que o futuro presidente faria para a melhoria dos transportes, e deu como exemplo o caso dele, que pegava todo dia três ônibus para chegar à faculdade. Só que a Globo não esperava que a farsa fosse desmascarada tão rapidamente. Alan Brito mora na frente da faculdade que estuda. Não tem como ele pegar três ônibus, contam seus amigos da comunidade do Orkut (site de relacionamento)”, afirma o blog.

Depois de afirmar que a pergunta de Alan foi feita pela produção da rede Globo, o site mostra que ele faz parte de uma comunidade no Orkut contrária ao presidente Lula e que a maior parte de sua turma é tucana. Indignados com as manipulações da Globo, os colegas de faculdade de Alan montaram uma comunidade chamada “Alan e os seus três ônibus” e ainda despejaram mais de 18 mil recados condenando sua encenação, com frases bem ríspidas e outras impublicáveis.

O blog registrou ainda que “provavelmente isso explica o fato dos ‘eleitores indecisos’ gaguejarem tanto na hora de ler suas próprias perguntas, como se não tivesse saído de suas próprias cabeças”.

http://www.horadopovo.com.br/pag3c.htm

28 outubro, 2006

Liberdade da imprensa

28 DE OUTUBRO DE 2006 - 17h03

Liberdade da imprensa

por Sidnei Liberal*


“A imprensa e o PIB brasileiros estão ao lado do candidato tucano”

(jornalista Franklin Martins)



Num domingo de outubro/2005, o jornalista Marcelo Beraba, ombudsman da Folha de S. Paulo, flagrou favorecimento do seu jornal aos tucanos. Apontando a parcialidade do jornal, criticou a pouca visibilidade que os principais jornais do país deram ao depoimento de Cláudio Mourão - tesoureiro da campanha do presidente nacional do PSDB, Eduardo Azeredo, ao governo de Minas Gerais, em 1998 - na CPI dos Correios. Mourão confirmou o uso de caixa dois e de recursos de Marcos Valério no financiamento da campanha eleitoral do PSDB de Minas, em 1998. As provas indicam que boa parte dos recursos da campanha mineira teve origem em empresas estatais, como as Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig).




Na avaliação de Beraba, o jornal não poderia entrar no jogo político dos partidos. "Deve procurar expor com a mesma visibilidade e rigor crítico as mazelas de todos eles. Tem hora que não basta se pretender isento", argumenta o jornalista. Segundo ele, "a Folha reconhece com relativa facilidade os erros de informação que comete. Mas tem uma grande dificuldade para admitir os erros de edição que colocam em xeque a sua imparcialidade".




Sobre esse assunto, o analista Renato Rovai, à época, realçou que a melhor maneira para esconder uma forte notícia é produzir outra que cause maior impacto. A revista Veja bem sabia que naquela semana cairiam raios sobre líderes da oposição. Para neutralizá-los, nada mais fulminante do que atrair o Presidente Fidel Castro para o centro do esquema petista de captação de recursos ilegais. Assim nasceu a mirabolante história dos dólares cubanos para a campanha de Lula. Hoje completamente desmoralizada.




Mas não era só aos amigos tucanos que a capa com Fidel na nota de cem dólares interessava. À época, comentava-se em Salvador que a revista Carta Capital de 28 de outubro traria fortes revelações sobre o esquema da Bahiatursa, estatal de turismo local, subordinada a Secretaria de Cultura e Turismo do governo do Estado. E trouxe. Mas a operação pára-raios de Veja parece ter dado resultado. O midiático poder ignorou aquele fato que, se bem investigado, poderia aniquilar com o esquema de ACM.





Rovai revelou, ainda, que os laços entre os Civita e a família tucano-pefelê são sanguíneos e os interesses comerciais comuns: o vice-presidente de Finanças do grupo Abril foi presidente da Caixa Econômica Federal durante o governo FHC. Emílio Carrazai ficou na CEF até 2002. De lá saiu para ajudar a Abril a enfrentar a campanha presidencial vindoura. Deixou a presidência de um banco público, para dirigir o caixa de uma revista de banca. Mais: Há outros irmãos de sangue tucano-pefelê na turma dos Civita. Claudia Costin, secretária de Cultura do governo Alckmin até maio de 2005, é a vice-presidente da Fundação Victor Civita. Costin foi também ministra de Administração Federal e Reforma do Estado nos tempos FHC. Lembram-se da reforma de Estado na era FHC?




Segundo a análise, em Veja nada é por acaso. A revista é a matriz intelectual da elite bufona. Seus petardos têm objetivo claro, criminalizar a esquerda. E defender seus interesses políticos e econômicos. Agora, Lula e o PT que se expliquem. É assim que funciona. A revista sabe que para ela é difícil comprovar a veracidade da história. Para os acusados é tão ou mais difícil desmenti-la.




Que jornalismo é esse? A quem interessa mal informar ou informar pela metade? Editar a matéria para distorcer, seletivamente, o sentido do texto?




Um blog (http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/), de responsabilidade de governistas, informa que Eliane Cantanhêde usa sua coluna diária da Folha de S. Paulo para agredir o presidente Lula e o governo federal. Afirma que ela é chefe da sucursal de Brasília da Folha e – feliz coincidência? – mulher de Gilnei Rampazzo, um dos donos da GW, a produtora que cuidou das últimas campanhas eleitorais de Geraldo Alckmin e de José Serra. Rampazzo é sócio de Luiz Gonzales, o marqueteiro escolhido pelo PSDB para coordenar a campanha presidencial de Geraldo Alckmin. Ele foi acusado pela Folha de S. Paulo de participar de um esquema de desvio de recursos da Nossa Caixa.



Talvez o Brasil precise de uma CPI da mídia



O jornalista Gilson Caroni Filho, em O Observatório da Imprensa, de 9/5/2006, explica que poucas vezes um jornal produziu uma edição tão explícita em intenções como o Globo de domingo (7/5/2006). Segundo ele, a entrevista com o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira é um primor de golpismo travestido de trabalho jornalístico. Prestidigitação e tentativas de projeção inserem-se de forma aguda nas páginas internas. O inédito exercício de futurologia trai os objetivos políticos da publicação. É o velho serviço de encomenda que não deveria surpreender a mais ninguém. A lamentar, sua previsível recorrência, apesar das loas tecidas ao exercício da democracia.





Ocupando a dobra superior inteira da primeira página, o Globo alardeia, como novidade bombástica, a afirmação do ex-dirigente partidário, manchete da página 4: "Quem mandava no PT eram Lula, Genoíno, Mercadante e Dirceu". Segundo Caroni, se, tal como definem os manuais, a novidade é um dos fatores de qualidade da informação, os editores parecem não ter noção de regras elementares. Ora, quem, entre os leitores da grande imprensa, não conhecia a importância hierárquica dos três políticos citados? Definitivamente, mais uma vez, contrariando um dos slogans das Organizações, "o que pintou de novo não pintou na manchete do Globo". O que podemos ver, no entanto, é uma entrevista sem o mínimo de sustentação interna e que nada acrescenta ao que já fora escrito sobre a crise política.





Caroni Filho tem realçado o que já é consenso nos meios jornalísticos: é a edição que confere sentido às informações contidas em uma matéria. E: longe de ser mero procedimento técnico, o ordenamento do conteúdo é pautado por determinações ideológicas de cada veículo.





Na semana que antecedeu a eleição, diversos jornalistas de jornalões e revistas semanais resolveram trabalhar em bloco para tentar levar o pleito presidencial para o segundo turno. Sob o comando da Rede Globo, conseguiram. No processo, segundo o jornalista Paulo Henrique Amorim, valeu de tudo: encobrir crime de falsidade ideológica, praticado por um delegado da PF que declarou querer “detonar” o presidente Lula; esconder a fonte, mesmo que a Lei e o código dos jornalistas permitissem revelar. E mais: deixar na espera a divulgação da notícia sobre o maior desastre da aviação brasileira. Tudo para mostrar, repetitivamente, as fotos de pacotes de dinheiro, supostamente destinados por petistas à compra de um dossiê contendo informações contra os tucanos. Até hoje, nem uma vírgula sobre o conteúdo do dossiê.





No programa do jornalista Alberto Dines na TV Cultura, nesta semana, foi revelado o resultado de pesquisa realizada pelo Observatório da Mídia, órgão de responsabilidade de reconhecidos profissionais do jornalismo, indicando que de dezesseis principais colunistas dos maiores veículos brasileiros apenas dois deles não têm revelado, em suas matérias, suas preferências pelo candidato tucano. Ou má-vontade com o presidente Lula.


*Sidnei Liberal, Médico, membro da Direção e Secretariado Político do PCdoB - DF


http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=9295

01 setembro, 2006

Joquempô


Sexta foi dia de histeria na disputa tucana, a ponto de levar o tema de volta à escalada dos telejornais, caso da Record:
- Mistério na novela.
A obsessão entrou pelos blogs petistas, com os Amigos do Presidente Lula criticando "a cidade inundada -e Serra e Alckmin em campanha". Outros, como o Bué de Bocas, atacaram a falta de "representatividade":
- Abrigados em suntuosos apartamentos nas zonas nobres, entre eles, cinco ou seis...
O blog de Soninha, na Folha Online, propôs que os dois decidam no "joquempô".
Ainda o acordão
Kennedy Alencar, também na Folha Online:
- Injustamente, as duas absolvições foram creditadas a um acordão entre PT e PFL. Foi um acordão do Congresso, de todos os grandes partidos.
No PSDB, além do líder na Câmara, até Alckmin "atuou em favor" do pefelista.

Nelson Sá na folha - São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 2006
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1303200609.htm

Políticos entram na onda dos blogsCandidatos e até deputados cassados apostam na web para divulgar idéias


Candidatos e até deputados cassados apostam na web para divulgar idéias

Inicialmente concebidos como diários, os blogs estão cada vez mais se afastando da sua proposta original. De simples relatos de experiências pessoais, os blogs passaram por uma mudança drástica: se prestam a experimentos literários, à exposição de idéias, à discussão de notícias, e tudo o mais que o blogueiro pretenda escrever. Depois de se tornar populares entre pessoas "comuns", os blogs agora deixam a esfera privada para invadir o campo da política.

Alguns candidatos à Presidência da República já aderiram à tendência de explorar os blogs como ferramenta de publicidade, seja com a produção própria de textos, seja com uma equipe para assessorar a atualização das páginas. Além dos endereços das candidaturas e dos partidos, Geraldo Alckmin (PSDB) e Cristovam Buarque (PDT) já têm os seus próprios blogs. No endereço do tucano, o interessado tem a oportunidade de ler textos de crítica ao governo atual e as próprias idéias de Alckmin para o país. No blog de Cristovam, a proposta é outra: a página é utilizada mais com um diário da candidatura, replicando conteúdos já publicados e relatando as entrevistas que o ex-ministro tenha dado nos últimos dias.

O líder das pesquisas e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não tem blog, mas os seus eleitores já criaram diversos endereços para apoiar o presidente. Há o Blog da Reeleição, o Amigos do Presidente Lula, o Lula 2006, o Tribuna Petista, o A Esperança Virando Realidade, o Lula Presidente 2006, o Em 2006, voto em Lula outra vez, entre outros. Os apoiadores do presidente criaram até um fotolog para Lula, no qual reproduzem imagens de viagens do presidente pelo Brasil, além de um endereço no qual o principal objetivo é debochar do segundo colocado nas pesquisas: Por Geraldo e pelo Brasil, pela Moral, Família e os Bons Costumes.



Matéria completa aqui

31 agosto, 2006

Nelson de Sá


Entre números
Em meio às especulações blogueiras sobre a pesquisa Datafolha, aliás, a começar do blog Amigos do Presidente Lula, ele mesmo "caiu na estrada", no enunciado da agência Reuters.
Ao longo da tarde de ontem, foi destaque do Google Notícias, com manchetes variadas, tipo "Lula se diz o presidente que mais cuidou dos pobres" etc.
Nos sites nordestinos, seu alvo eleitoral do dia, acumulavam-se manchetes como "Lula abraça sertanejos e posa com vaqueiros em Petrolina", no "Jornal do Commercio", pernambucano, ou "Lula volta a criticar elite em discurso", na Agência Nordeste.

Lula foi derrubado no Google Notícias, à noite, pela disputa tucana. Começavam a surgir os incontáveis relatos do encontro da "santíssima trindade" com Geraldo Alckmin. Mas não se achava nas páginas pesquisadas pelos "algoritmos" do Google o melhor da barafunda tucana.
O blog de Josias de Souza na Folha Online relacionou o que Alckmin levou para FHC, Tasso Jereissati e Aécio Neves. Entre outras coisas, ele insistiu que "não acredita que José Serra se disponha a disputar a vaga". Mais significativo, em meio às especulações sobre pesquisas:
- O governador repetiu à trinca que os percentuais hoje atribuídos a Serra são fruto de um "recall" da eleição de 2002. Confia que seus números serão tonificados no horário eleitoral.
Parte do PFL, ao que parece, já balança. O blog de Fernando Rodrigues no UOL sublinhou os "muitos sinais trocados" que vêm sendo lançados por ACM, por exemplo -ele que num dia "é Serra, no outro, Alckmin".

Segundo Tasso, destacado no "Jornal Nacional", "o problema que nós temos é que nós temos dois grandes candidatos".

Em campanha de bastidores, os tucanos se esforçavam ontem entre Brasília e São Paulo. Mas não largam mão da televisão.
Na noite anterior, lá estava Alckmin com Ronnie Von, no programa "Todo Seu" (Gazeta).
A blogosfera petista relaciona participações recentes tanto do governador como do prefeito em programas populares como Ratinho, Raul Gil, Netinho de Paula, Luciana Gimenez -e até no evangélico "Fala que Eu Te Escuto" e num tal "Late Show", sobre os animais domésticos.
Sem falar dos comerciais. Após Serra, ontem chegou a vez da administração Alckmin, em horário nobre, nos intervalos do "Jornal da Record" e demais.


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2202200621.htm

22 agosto, 2006

Blog no blog tucano



http://julianoborges.blogspot.com/2006_06_01_julianoborges_archive.html



O Estado de Minas - Eleições 2006Circulam livremente na internet os filmes feitos pelo PT que foram proibidos pela Justiça Eleitoral, por serem considerados propaganda extemporânea em favor da candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No dia 5, o PSDB apresentou representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar impedir a divulgação. No dia seguinte, ela já não era mais acessada no site oficial do partido, mas continua presente em uma meia dúziade blogs como “Osamigos do presidente Lula” e “Ousar lutar, ousar vencer”.

E virou assunto em várias comunidades do Orkut, o site de relacionamento da rede, que tem 12 milhões de brasileiros entre os 17 milhões de usuários em todo o mundo. E assim vai continuar. Esse é só um exemplo das dificuldades que a Justiça Eleitoral terá para fazer valer no espaço virtual da rede mundial de computadores as regras da campanha do mundo real.

Ao mesmo tempo em que vigiam o adversário, os tucanos investem cada vez mais na internet e estão pensando até em receber doações para a campanha do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, com o objetivo de repetir o sucesso do pré-candidato dos democratas norte-americanos Howard Dean, que levantou US$ 40 milhões em doações individuais por meio dos blogs, em 2004, mas acabou sendo vencido por John Kerry nas primárias.


Outros pré-candidatos à presidência, como o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB) e o senador blogueiro Cristóvam Buarque (PDT-DF) também têm usado a internet para se comunicar com eleitores. Mas, pelo grande número de sites não oficiais, blogs e comunidades virtuais do Orkut, tem-se reproduzido na internet a grande rivalidade entre tucanos e petistas. A especialista em direito digital Patrícia Peck, de São Paulo, diz que, além do fato de a internet evoluir mais rapidamente que as leis que a controlam, ela é extremamente atrativa quando a disputa é nacional, porque pode ser acessada de qualquer rincão do país e até de fora do Brasil. “A internet é mais interessante como propaganda se for levado em conta o custo/benefício quando a eleição é presidencial do que nas municipais”, compara.

CAUTELA

Quanto a falta de controle do conteúdo, Patrícia Peck lembra que a Resolução 2.158 do TSE trata do que é proibido fazer na rede. “Qualquer propaganda antes de 6 de julho seria extemporânea, só que a presença de textos e informações sobre os candidatos em páginas não oficiais dos candidatos ou dos partidos, comunidades do Orkut ou blogs não pode ser entendida como campanha”, afirma. Os blogueiros sabem disso.


Outro endereço de apoio a Lula, o “ Blog da reeleição”, coloca logo na primeira página o seguinte aviso: “Este é mais um espaço independente dedicado a Luiz Inácio Lula da Silva. Esse blog não fazparte de nenhuma campanha eleitoral e não pretende angariar votos. Apenas expressa o desejo daqueles que querem ver Lula como candidato à reeleição”, diz. Ela lembra que existe diferença entre a propaganda eleitoral, que é imposta ao eleitor pela TV ou rádio, e aquela que ele procura, por vontade própria, na rede. “Existe a teoria do ato de vontade. A pessoa fazer uma busca num site de pesquisas a partir do nome de um candidato e encontrar a informação, seja em blog, site ou no orkut, pode ser entendido como um ato de vontade da pessoa. É bem diferente daquele que se vê obrigado a assistir à propaganda eleitoral gratuita”, sustenta.

GATO E RATO

O coordenador das promotorias eleitorais em Minas, Edson Rezende, acrescenta outra dificuldade para a fiscalização da propaganda eleitoral na internet: a falta de familiaridade de juízes e promotores com a rede. “Dependemos das denúncias. Eu, por exemplo, só navego em sites oficiais. Nem conheço direito os blogs ou o Orkut. Não é a minha praia, não tenho interesse. Contamos com a colaboração do cidadão comum, que deve denunciar”, diz. Além disso, Rezende explica que, mesmo quando conseguem retirar o site do ar, é fácil alguém recolocar o conteúdo em outra página, até mesmo hospedado fora do Brasil. “Aí vira uma brincadeira de gato e rato. Infelizmente, por causa da falta de regulamentação na criação de sites, é muito fácil hospedar em qualquer país e aí nós não podemos agir”, diz.

A ESTRTÉGIA DO PT PARA FUGIR À FISCALIZAÇÃO É DESAUTORIZAR OS "SIMPATIZANTES" RESPONSÁVEIS PELOS SITES E BLOGS. AO MESMO TEMPO, NÁO CONSEGUEM EXPLICAR COMO ELES CONSEGUIRAM OS VÍDEOS PROIBIDOS PELO TSE.

A autora dos dois mais populares blogs petistas – Os amigos do presidente Lula e Blog da reeleição –, Helena Sthephanowitz, segundo a assessoria de imprensa do PT, não é filiada. O secretário nacional de organização do partido, Romênio Pereira, garante: “Esses blogs e comunidades não são autorizados por nós”. Nos blogs, o únicocontato com Helena Sthephanowitz é por email. Os pedidos de entrevista não foram respondidos. Neles há links para dezenas de outros blogs e páginas favoráveis à candidatura Lula e outros de puro humor contra os adversários, como o Gerente Chuchu, que promete: “Peripécias, travessuras, traquitanas, peraltices, venturas, desventuras, lendas, epopéias, sagas, mandingas e muito mais sobre mim. Não é nada fácil ser um Predestinado!”


Já entre os tucanos, os mais famosos são os sites e o blog da NOVA POLÍTICA, QUE SE RECONHECE COMO UMA FRENTE NACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL, ESPALHADA POR UMA REDE TAMBÉM FÍSICA DE MAIS DE MIL MUNICÍPIOS. A partir do site, é possível acessar não só as comunidades do Orkut que enaltecem Geraldo Alckmin, mas também os nomes, telefones fixos e até celulares de todos os responsáveis. O Coordenador Nacional do “Nova política”, o cientista político e economista do BNDES Silvério Zebral, explica por que não precisa se esconder. “Graças à internet, temos uma base de dados de 170 mil associados.

Há quatro meses, éramos 20 pessoas com um manifesto a ser entregue dentro do Palácio Bandeirantes, para que Alckmin assumisse a candidatura, o que aconteceu no dia seguinte”, afirma. Todos esses blogs e sites usam o e-mail como ferramenta e alguns chegam a enviar vídeos e outros recursos de multimídia, não só para atrair simpatizantes mas também atacar os adversários, muitas vezes em tempo real, agindo de forma rápida nas ações de contra-informação.

Com a interatividade permitida pela internet, apostam também em enquetes e pesquisas qualitativas que ajudem no monitoramento da campanha. “Fazemos uso das pesquisas, principalmente qualitativas, mas não divulgamos. É para consumo interno. Há uns 15 dias apresentei um desses relatórios para o Geraldo”, revela Zebral. Alckmin também “foi comunicado”sobre a idéia de usar a rede para conseguir doações. Queremos utilizar o modelo do Howard Dean (pré-candidato democrata dos EUA) para receber microdoações via internet. Temos um parecer jurídico que mostra que é possível. Com uma base de 170 mil associados, mesmo que cada um doe R$ 10, será um bom começo. O sistema garante transparência, como quer a Justiça”, afirma Zebral.Pelo menos no site de relacionamentos mais famoso do Brasil, Alckmin está vencendo Lula com grande vantagem. A comunidade “Geraldo Alckmin presidente 45” se orgulha de ser a maior de um candidato a presidente, com 53.451membros até sexta-feira. Logo no início do perfil, há um link para o site do “Nova política”e o telefone da sede, no Rio de Janeiro. Lula vence como o mais criticado.

Blog na midia

Propaganda eleitoral: candidatos já começam errado

http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2818
Singela constatação: pela lei eleitoral vigente os candidatos à presidência estão praticando propaganda eleitoral antecipada, sujeitos ao pagamento de multa e suspensão da página eletrônica. Por Ana Amelia de Castro Ferreira.
Depois de analisar as normas que regulam a propaganda eleitoral na internet para as eleições de 2006, por sugestão de um amigo resolvi pesquisar a rede para conhecer como os políticos − já anunciados candidatos − têm utilizado a modalidade eletrônica de propaganda. Apresso-me em comunicar o caráter exclusivamente científico da pesquisa!
Constata-se de forma generalista que os sites de candidatos à Presidência da República foram registrados em nome de terceiros:
José Serra. Domínio joseserrapresidente.com.br, registrado por Chabassus Bar Ltda.
Lula. Domínio lula.com.br, registrado por Lengnet Tecnologia Ltda. Neste endereço a página apenas informa: “Este site não é do Lula. O site oficial do Lula é www.pt.org.br”
Geraldo Alckimin. No domínio alckmin.com.br, registrado por Center Web, encontra-se uma foto do candidato, acompanhado do endereço Fale Conosco. Mas existe outro domínio: novapolitica.org.br, registrado por Juventude Latino-Americana pela Democracia, formada por iniciativa de diversas organizações da sociedade civil com o objetivo de formar uma rede nacional em apoio à candidatura do Alckimin. Se o leitor ficar curioso em conhecer quais são as organizações e movimentos sociais que fazem parte de Nova Política vai continuar sem saber. O link avisa “cadastro em atualização”.
Garotinho. O domínio anthonygarotinho.com.br está registrado por Go2Web Sistemas de Publicação Multimídia. Ali encontramos as seguintes manchetes: “Maioria defende candidatura própria e Garotinho avança nas pesquisas rumo à convenção de junho”; “Garotinho cresce na pesquisa CNI/Ibope e chega a 20% das intenções de voto; “Garotinho: removerei todas as pedras que estão no meu caminho”. Mas ontem, preocupada em obter notícias sobre a saúde do candidato após o início da greve de fome, a página não pode ser exibida (02/05, 20h22m).
Germano Rigotto. O site do pré-candidato, germanorigotto.com.br, registrado pela gaúcha Jurecy Stella Turelly de Souza, contém sua carta de agradecimento pela mobilização e acolhida de sua proposta para candidatura de seu nome ao colégio eleitoral de seu partido.
Singela constatação: pela lei eleitoral vigente tais candidatos estão praticando propaganda eleitoral antecipada, sujeitos ao pagamento de multa, assim como suspensão da página eletrônica, mediante procedimento de denúncia.
Só dia 6 de julho
A propaganda eleitoral − em qualquer meio − somente está autorizada a partir do dia 6 de julho, caracterizando-se propaganda extemporânea a manutenção de página da internet que haja pedido de votos, menção ao número do candidato ou ao de seu partido, assim como qualquer outra referência a eleição.
Em relação à figura da pré-candidatura, a realização de propaganda intrapartidária pelo postulante a candidatura a cargo eletivo só é permitida na quinzena anterior à escolha do partido. E mesmo assim, vetado expressamente o uso da internet.
E o terceiro que providenciou o registro em nome do candidato? A legislação considera que ao responsável pela divulgação da propaganda, cabe o pagamento da multa devida. Sob outra hipótese, igualmente o próprio candidato pode ser responsabilizado, caso se comprove seu prévio conhecimento.
Na denúncia online disponibilizada por alguns Tribunais Eleitorais qualquer cidadão pode comunicar a prática de propaganda eleitoral irregular veiculada em cartazes, banners, faixas ou pichações. A denúncia de sites ainda não está regulamentada para o pleito de 2006, porém aos casos relativos a propaganda veiculada por rádio ou TV, é necessário um procedimento formal.
E os blogs independentes?
Em matéria de blog encontrei o Blog da reeleição, criado em fevereiro de 2006, que se apresenta como “Mais um espaço independente dedicado à Luis Inácio Lula da Silva. Esse blog não faz parte de nenhuma campanha eleitoral e não pretende angariar votos. Apenas expressa o desejo daqueles que querem ver Lula como candidato a reeleição”. A frase dessa semana informa: “Se eu fosse entrar em greve de fome toda vez que a imprensa fala de mim, eu seria um natimorto. Do presidente Luis Inácio Lula da Silva, ironizando a greve de fome do candidato Garotinho”.
O outro é dos Amigos do presidente Lula, que gentilmente convida o visitante à participação ativa no blog, “criado exclusivamente para você que apóia o Presidente. Junte-se a nós, venha fazer parte desta estrela”. Todos os direitos estão reservados a Helena Sthephanowitz.
Nove alkmistas brindaram o candidato do PSDB com a porção mágica do blog Geraldo Alkmin
Mas o troféu criatividade vai para um intitulado ex-blog protagonizado pelo César Maia, que inovou ao incorporar o sistema opt-in adotado pelo marketing de permissão. Se quiser saber o que ele pensa e escreve, é preciso se cadastrar para receber a news letter. Super elegante!
Apoio e crítica aos candidatos no Orkut
Mas será que na bobagem do Orkut também rola propaganda?
A comunidade oficial de apoio à candidatura de Geraldo Alckmin (se autodeclara a vencedora no Orkut) é a mais profissional em matéria de propaganda. Tem link para o site Nova Política, convida para conferir o trabalho eficiente produzido pelo candidato enquanto governador e encaminha o interessado para o site oficial do governo de São Paulo.
O discreto estilo do ex-Presidente Itamar Franco recebe quatro comunidades de apoio à sua candidatura.
O pré-candidato Garotinho manda seu recado no quem sou eu: "Vou brigar para ter dentro do PMDB uma candidatura alternativa para a Presidência da República. Ser ou não ser candidato não faz diferença. O Lula nos traiu. O Brasil continua injusto". Mas também recebe a benção das tradicionais páginas de protesto do tipo “Eu odeio” e outras mais modernas como “Dietas já” e “Come Zero”.
Como é de se esperar pela visibilidade do cargo, o presidente Lula lidera o ranking de comunidades não amigáveis e na “sua” página tem cada scrap que ninguém merece.
Aos candidatos que usam flog, o Ministério da Saúde adverte: cuidado com a área de comentários aberta. Podem se surpreender com recados, no mínimo, considerados pouco elegantes.
Não localizei banner, pop-up, link patrocinado em site de busca e participação em chat. Vamos monitorar após o início do prazo da propaganda eleitoral.
Finalmente, resolvi vivenciar a experiência de criar um blog para compartilhar uma futura e provável coleção de spam eleitoral da campanha de 2006. Não tenho a menor idéia do rumo dessa estrada, mas se o leitor quiser colaborar com santinhos eletrônicos (e outras pérolas), é só depositar seu voto. [Webinsider]

O link do blog no Fernando Rodrigues



http://noticias.uol.com.br/fernandorodrigues/docs.jhtm

http://uolpolitica.blog.uol.com.br/
antoniograssi@funarte.gov.br.

-mail de Antonio Grassi, da Funarte, foi
usado para propagar "lista de Furnas"




O e-mail funcional do presidente da Funarte, o ator Antonio Grassi, foi usado no último dia 9 de fevereiro para ajudar a propagar a chamada “lista de Furnas” –um conjunto de informações sem confirmação sobre um suposto esquema de corrupção dentro da estatal federal de energia. A maior parte do conteúdo da “lista de Furnas” compromete políticos do PSDB e do PFL. A Funarte é uma fundação do governo federal, comandada fortemente por pessoas ligadas ao PT.

O e-mail com a "lista de Furnas" propagado pelo endereço eletrônico de Antonio Grassi veio de Ana de Hollanda, diretora do Cemus (Centro de Música da Funarte). Ana teve o cuidado de enviar a “lista de Furnas” usando seu e-mail pessoal, às 23h19 do dia 8 de fevereiro passado. Ela aparentemente mandou as informações para uma lista de funcionários da própria fundação, pois aparece o seguinte no campo de destinatários: “@funarte.gov.br”.

Este blog recebeu o e-mail de Grassi por meio de um dos seus destinatários. Por dez dias o blog trocou várias informações com Grassi, que não conseguiu até agora dar uma explicação conclusiva para o fato de seu correio eletrônico ter sido usado. No seu penúltimo comunicado, o ator afirmou que tentaria mandar algum detalhamento técnico sobre o episódio até 15 de março. Depois, entraria em férias. O dia 15 chegou. E nada. Ontem, 16 de março, às 19h51, mandou uma mensagem curta depois que o blog insistiu várias vezes: “O gabinete da Funarte, por minha solicitação, está lhe respondendo”. Até o momento, nada.

Como a resposta não veio, o blog publica o que recebeu. A cópia do e-mail de Grassi propagando a “lista de Furnas” pode ser acessada nesta página, na seção “Documentos” (só para assinantes do UOL). Os nomes dos destinatários foram retirados, até porque não têm responsabilidade pelo eventual erro cometido pela pessoa que usou o e-mail de Antonio Grassi –o próprio Grassi ou alguém ainda incógnito.

No post seguinte, as explicações (inconclusas) de Grassi.

Escrito por Fernando Rodrigues às 07h44
[(80) Comentários] [Regras] [envie esta mensagem]

Antonio Grassi tenta se explicar


Como é possível que o e-mail funcional de Antonio Grassi (que não está disponível para o público na página sobre a estrutura do órgão) tenha sido usado para propagar esse papelório de Furnas?

Responde o presidente da Funarte: “O e-mail da presidência da Funarte é acessado, aberto diariamente, pela assessoria do gabinete. Muitas das respostas são feitas diretamente pelos assessores”.

Nessa sua primeira resposta, Grassi também afirmou: “Na primeira quinzena de fevereiro encontrava-me fora do Brasil, acompanhando o Ministro da Cultura em viagem oficial”.

OK, OK. O blog fez então duas perguntas:

1) é possível saber qual assessor usou o e-mail, até porque o servidor da Funarte deve registrar tudo isso (pelo menos, a máquina de onde saiu a mensagem)?

2) em 9 de fevereiro, quando foi enviado o e-mail de Grassi, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, estava em Belo Horizonte na parte da manhã, e no Rio, na parte da tarde. Como é possível Grassi ter ido ao exterior com o ministro se o ministro estava no Brasil?

Fatos são fatos. Grassi então mudou um pouco a história...

“Fernando, quanto à agenda, você tem razão. Fizeram uma confusão de datas por aqui”. Apesar do desmonte de sua versão inicial, uma conclusão curiosa: “Isso não tem relevância na sua investigação”.

Explica: “É possível acessar o e-mail pelo webmail da Funarte, de qualquer lugar do mundo”. E mais: “Verificando os itens enviados da máquina do gabinete não consta o envio do mesmo. O pessoal aqui do gabinete garante que do meu computador não saiu isso. A propósito me deram o exemplo de e-mail que estarei lhe enviando a seguir (um convite que recebi de você). Me dedico a esse trabalho porque não quero ser acusado de algo que não fiz”.

OK, OK. O blog recebeu então um tosco e-mail “falsificado”. Algum assessor(a)/amigo(a) de Grassi que usa o e-mail olivarfb@ctorio.org.br mandou uma mensagem com o nome deste blogueiro no campo de remetente.

Este blogueiro respondeu de maneira detalhada ao presidente da Funarte: “Sobre falsificar um remetente, sinto dizer que não é bem assim. O que se falsifica com facilidade é apenas o nome que aparece no campo do remetente –não o e-mail propriamente. No e-mail que vc. me enviou separadamente, basta passar o mouse por cima do ‘meu’ nome e verificar que se trata, na realidade, de olivarfb@ctorio.org.br o remetente real. No caso do e-mail com o seu nome [o da ”lista de Furnas“], ao passar o mouse por cima do seu nome, aparece o seguinte: antoniograssi@funarte.gov.br. Ou seja, foi mesmo usado o seu e-mail”.

Bingo. E agora?

Fala Grassi: “Não tenho noções mais precisas da internet e agradeço seu esclarecimento”.

E finaliza: “Solicitei à informática sobre o provedor (...) lhe encaminho qualquer novidade. Para isso vou checar na Funarte Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Espero poder lhe retornar antes do dia 15, quando entro de férias até 01 de abril”.

E mais nada.

A propósito: segundo a pesquisa “Corporate Email User Habits”, 72% dos usuários admitem usar e-mail do trabalho para mandar piadas, fotos, vídeos etc. para amigos.

A exemplo de Lula sobre o caixa dois (todo mundo faz), Grassi pode dizer que usar o e-mail do trabalho dentro do governo federal

A BLOGOSFERA PETISTA NA FOLHA DE SÃO PAULO


Depois de um ano quase sem voz, a militância petista renasce na rede. A blogosfera lulista cresceu e, no final da semana, virou tema de um bloco inteiro do "SBT Brasil", de Ana Paula Padrão, e outras coberturas.
São blogs sem fim, mas alguns começam a se destacar no amontoado de endereços. Em sua quase totalidade, assumem o apoio à reeleição de Lula, com logos que se espalham de uma página a outra, mas com conteúdos os mais diversificados.
Os blogs coletivos, como Amigos do Presidente Lula, e Blog da Reeleição, partem da cobertura dos sites de grande mídia -em especial, registre-se, da Folha Online- para explorar as confirmações sobre Furnas ou as vantagens fiscais da Daslu em São Paulo. Ou para criticar a cobertura. Freqüentam tais coletivos personagens conhecidos das seções de leitores e caixas postais, como Caia Fittipaldi.
Outros blogs, como o Bué de Bocas de Nelson R. Perez -o mais articulado- e o Blog da Kika, de Kika Martins, concentram-se em defender Lula por conta da queda na desigualdade social ou alguma outra "boa notícia", de caráter econômico ou administrativo.

Para assinantes
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0603200611.htm

No correio Braziliense



Virtual e precoce

Rudolfo Lago
Correio Braziliense
1/3/2006

Campanha eleitoral já começou em páginas eletrônicas com propaganda de pré-candidatos à Presidência da República. Ex- ministro do TSE diz que prática é ilegal. Tribunal define amanhã limites para uso da internet

De acordo com o calendário preparado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda política para as eleições de outubro começa apenas no dia 6 de julho. Há um meio de comunicação, porém, em que a campanha já está a pleno vapor. Praticamente todos os pré-candidatos à Presidência da República já têm páginas na internet. A maioria está camuflada como páginas ou blogs de “amigos”, mas há também sítios próprios pedindo votos explicitamente para os pretendentes a ocupar a partir do ano que vem o gabinete principal do terceiro andar do Palácio do Planalto.

Líder nas pesquisas de intenção de voto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sai na frente também na internet. Dois espaços defendem a sua candidatura. Um é mais discreto: o blog Amigos do presidente Lula (www.amigosdopresidentelula.blogspot.com), de responsabilidade de Helena Stephanowitz, diz destinar-se a defender o presidente e seu governo dos ataques que passou a receber após o escândalo do mensalão. Ontem, porém, o sítio comemorava. A escola de samba Leandro de Itaquera, de São Paulo, que levou para a avenida um carro com bonecos gigantes dos pré-candidatos do PSDB — o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, José Serra — foi rebaixada para o grupo de acesso. “Uhhh! Tá feia a coisa no ninho tucano. Rejeição até na avenida do samba”, comentava o blog.

Em um texto, o blog critica o fato de “amigos” de José Serra terem criado na internet uma página intitulada Movimento Serra Presidente. Propaganda fora de hora, protestam. Mas traz um link para página igualmente explícita de apoio a mais quatro anos de mandato para Lula. O Blog da Reeleição — Lula 2006 (blogdareeleição.blogspot.com), de responsabilidade de alguém que assina apenas João Carlos, informa se tratar de “mais um espaço independente dedicado à reeleição do presidente Lula”.

O sítio de apoio a Serra é de responsabilidade de um grupo que se intitula Movimento Serra Presidente (www.joseserrapresidente.com.br). Encabeça o grupo o economista Luiz Gonzaga Beluzzo, tucano que fez parte da equipe responsável pelo Plano Cruzado no governo José Sarney. E é com argumentos econômicos que o grupo defende a candidatura de Serra. Em um manifesto, o grupo lembra que “a conjuntura internacional excepcionalmente benigna dos últimos anos ajuda em muito o país”. Mas lamenta que “esta conjuntura favorável não está sendo aproveitada”. É preciso alguém capaz de mudar essa situação. E esse, apostam os responsáveis pelo sítio, é Serra. “Consideramos que José Serra, pela consistência da sua trajetória, por sua experiência e coerência política, por sua visão aguda dos problemas do país e pelo padrão ético de sua conduta na vida pública, é quem pode e deve desempenhar esse papel”, concluem. Diante dos números desfavoráveis das pesquisas que mostram o avanço de Lula, a página apela para uma pesquisa de um outro instituto, segundo o sítio, “encomendada por uma grande empresa” e “não registrada no TSE”, que daria “rigorosamente empate” entre Lula e Serra no segundo turno.

15 razões
Adversário de Serra na disputa pela vaga de candidato tucano, o governador Geraldo Alckmin também tem a sua página de “amigos”. Ela é mais discreta. Pertence a uma organização não-governamental ou “frente da sociedade civil”, como se apelida, chamada Nova Política (www.novapolitica.org.br). O manifesto da frente é encabeçado pelo economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Silvério Zebral Filho. Diz o grupo Nova Política que “é preciso refundar a política brasileira”, não apenas no âmbito das instituições políticas, mas, “fundamentalmente, no âmbito das práticas e dos valores que as orientam”. É com esse intento que o grupo diz apoiar Geraldo Alckmin. O sítio traz um “armazém de argumentos para escolher Geraldo”, com 15 itens. Um deles: segundo a página, o governador de São Paulo teria “10 vezes mais simpatizantes em comunidades da internet que os demais candidatos de qualquer partido”.

Alguns pré-candidatos, no entanto, já dispensam os “amigos” e patrocinam espaços próprios na rede de computadores. O ex-governador do Rio Anthony Garotinho e o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, que disputarão a prévia para a escolha do candidato a presidente pelo PMDB, estão nesse grupo. A princípio, as páginas destinam-se à disputa interna peemedebista. Em Germano Rigotto Presidente (www.germanorigotto.com.br), há um noticiário da pré-campanha do governador gaúcho e um perfil, que assim define Rigotto: “Ética e competência a serviço do Brasil”.

Garotinho tem página semelhante (www.anthonygarotinho.com.br). Há um perfil e uma cronologia da vida do ex-governador fluminense. Além de dados sobre a família Matheus de Oliveira, “uma família grande e de hábitos simples”. E é ainda possível baixar integralmente um jornal chamado Chama. A manchete da última edição, do dia 22 de fevereiro, diz o seguinte: “Reeleição de Lula levaria Brasil ao fundo do poço”.

Os pré-candidatos do PPS, Roberto Freire, e do PDT, Cristovam Buarque, têm blogs próprios na internet. O de Freire pode ser acessado a partir do próprio sítio do PPS (www.pps.org.br). Em uma de suas últimas mensagens, Freire diz que PT e PSDB protagonizam “uma disputa entre iguais”. O perfil de Freire garante que ele tem “história, ética e decência para mudar o Brasil”. Cristovam tem uma página pessoal e um blog. Mas não é tão explícito quanto à sua intenção eleitoral. Nos espaços, discute projetos e idéias do senador para o país.

Ilegalidade
Se for repetida a regra da última eleição, a maioria das páginas de pré-candidatos a presidente na Internet será considerada ilegal. A regra para o pleito de 2002 foi estabelecida pelo ex-ministro do TSE Fernando Neves. “Pela legislação passada, qualquer candidato, como qualquer cidadão, pode ter uma página pessoal na rede de computadores. Mas, se pedir explicitamente votos nesse endereço, estará fazendo propaganda política, o que, legalmente, só pode acontecer a partir do dia 6 de julho”, diz o ex-ministro.

O TSE tem marcada para amanhã uma reunião em que deverá ser definida a regra de uso da rede de computadores na eleição deste ano, mas Fernando Neves acredita que ela não será muito diferente do que valeu há quatro anos. No caso de propaganda explícita, pedindo votos para candidatos, a proibição é a mesma, seja a página própria seja de “amigos”. “Se eu colocar uma faixa na minha casa pedindo votos para alguém, mesmo que essa pessoa não saiba, eu estarei cometendo uma ilegalidade.

O mesmo acontece no caso da internet. Aquele que aparece como responsável pela página é que será responsabilizado pela ilegalidade. Se ficar comprovado que o candidato é também de alguma forma responsável, são responsabilizados os dois”, explica Neves.


Rede para caçar votos

Páginas eletrônicas de pré-candidatos

OFICIAIS

Anthony Garotinho
A página www.anthonygarotinho.com.br traz entrevistas e notícias sobre a sua pré-candidatura

Germano Rigotto
O endereço wwww.germanorigotto.com.br tem declarações de peemedebistas apoiando o governador

Roberto Freire
O Blog do Freire pode ser acessado pela página do PPS (www.pps.org.br) ou no www.presidenterobertofreire.pps.org.br

Cristovam Buarque
Tem o sítio www.cristovam.com.br e um blog acessado pelo site. Não são claramente espaço de propaganda de sua pré-candidatura

Heloisa Helena
Tem apenas uma página como senadora, que não está completa nem atualizada. Pode ser acessada pelo endereço www.senado.gov.br


DE “AMIGOS”

Lula
Dois endereços tratam diretamente de promover a reeleição do presidente: o blog www.blogdareeleicao.blogspot.com e www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com

José Serra
A página que defende a candidatura do prefeito de São Paulo é www.joseserrapresidente.com.br

Geraldo Alckmin
O sítio www.novapolitica.org.br traz notícias da campanha do tucano. Acessando-se www.alckmin.com.br cai-se em uma página que tem apenas uma faixa verde e amarela e a foto do governador



http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=252009


02/02/06 às 21:51Site com lista de Furnas tem link com blog de simpatizantes do PT Por Sérgio Gobetti

Brasília, 02 (AE) - O site da internet que hospedava a "lista de Furnas", contendo o nome dos políticos do PSDB que supostamente teriam recebido dinheiro de caixa 2 na campanha eleitoral de 2002, mantém link com um blog de simpatizantes do PT, denominado "Os Amigos do Presidente Lula". A oposição suspeita de que a divulgação de tal lista, cuja autenticidade ainda não foi confirmada pela Polícia Federal, tenha sido orquestrada pelos petistas pata tentar abafar as investigações das CPIs do Congresso.

O blog é supostamente comandado por Helena Sthephanowitz, uma petista desconhecida, que usa a internet para propagar denúncias de todos os tipos contra os tucanos. Além da lista de doações ilegais para a campanha do PSDB, os petistas também veiculam histórias contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e seu adversário interno pela vaga de candidato à presidência, o prefeito José Serra.

Já o site www.pontoflash.com.br, que foi o primeiro a disseminar pela internet a lista, saiu hoje do ar, no final da tarde. A lista, entretanto, continua disponível na página http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com. Um dos nomes que aparece como responsáveis pela publicidade da lista é o do mineiro Luiz Fernando Carceroni, gerente de fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão Regional Centro-Sul, da Prefeitura de Belo Horizonte. Contatado hoje pelo Grupo Estado, Carceroni diz que recebeu originalmente uma cópia da lista do deputado estadual Rogério Corrêa (PT-MG). O parlamentar também esteve em Brasília com o lobbista Newton Monteiro, que denunciou o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) de ter inaugurado o "valerioduto" em 1998 em Minas Gerais.Agência Estado

Estadão... O Estado de São paulo
http://www.estadao.com.br/ultimas/nacional/noticias/2006/fev/03/166.htm

Zulaiê Cobra diz que processa o blog



Procuradoria da Câmara investiga 'lista de Furnas'

http://www2.camara.gov.br/internet/agenciacamara/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/agencia/default.asp


A Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados produziu nota nesta quinta-feira na qual informa as iniciativas tomadas pelo órgão para a investigação das denúncias contra parlamentares contidas na chamada "Lista de Furnas". A relação foi distribuída à imprensa contendo supostas denúncias de recebimento de verbas de campanhas eleitorais que teriam sido doadas pela estatal a cerca de 150 políticos, entre eles vários parlamentares, além de governadores e prefeitos.

Responsáveis pela lista
A oposição quer descobrir os responsáveis pela lista para processá-los. O ex-diretor de Planejamento e Engenharia de Furnas Centrais Elétricas Dimas Toledo negou a autoria da relação de 150 pessoas que teriam recebido R$ 40 milhões da empresa.
O líder da Minoria, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), acredita que a lista é mais um episódio da guerra política que o País vive. "Quem achou que não haveria chumbo trocado estava iludido", assinalou Aleluia. O líder acrescentou que a lista procura atingir figuras importantes. "Eles procuraram atingir quem eles imaginaram ser os generais da tropa de ataque. Mas vamos continuar atacando. E é natural que eles reajam, embora com bala de festim." Aleluia acha que - mesmo assim - a denúncia deve ser investigada, como qualquer outra.

Lista do blog
Já a deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP) avalia que a oposição está sendo vítima de um "jogo sujo". "É uma lista que calunia. Ela é criminosa. Isto é crime. Fazer o tipo de crítica que eu faço no plenário faz parte da minha função de deputada. Nossa fala é necessária à crítica. Agora, caluniar não! Eles não podem dizer que nós recebemos caixa dois quando eles não têm provas, quando eles não sabem de nada. Estão inventando."
Segundo Zulaiê Cobra, a relação já estava sendo veiculada pela internet desde o ano passado, num blog chamado "amigos do Lula". A deputada acha que os donos do blog são os "pais" da lista, que está sendo investigada pela Polícia Federal.

Deputado do PFL ataca o blog


Deputado do PFL ataca blog Amigos do Presidente Lula



O mandato do deputado federal baiano Paulo Magalhães (PFL), sobrinho atrapalhado do senador ACM, não vale um níquel furado. Isso porque hoje, quinta-feira (19/01/06), no pequeno expediente da Câmara Federal (às 14h33), afirmou que renuncia ao mandato se alguém provar qualquer indício de ligação dele com o caixa 2 de Furnas. Na sua diatribe, o deputado baiano além de anunciar que renuncia ao mandato, ameaçou interpelar nosso blog Amigos do Presidente Lula. Também atacou de modo desqualificado um “deputado baiano e escritor frustrado chamado Emili”. Fomos conferir e não há nenhum deputado baiano chamado Emili. O resto do discurso não vale a pena escrever porque é muito ruim. A reação irracional do deputado federal Paulo Magalhães (PFL) é porque o nome dele consta na relação do caixa 2 de Furnas, que a Polícia Federal está investigando. É bom ele interpelar nosso blog. Vamos mostrar na Justiça a relação que está de posse da Polícia Federal.



Sessão: 008.5.52.E

Hora: 14:33

Orador: PAULO MAGALHÃES

Data: 19/01/2006



O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) Concedo a palavra ao nobre Deputado Paulo Magalhães, para uma Comunicação de Liderança, pelo PFL. V.Exa. disporá de 8 minutos na tribuna.
Em seguida, a Presidência concederá a palavra aos nobres Deputados Afonso Hamm, Pastor Pedro Ribeiro, Almerinda de Carvalho, Silas Câmara e Fernando de Fabinho.


O SR. PAULO MAGALHÃES (PFL-BA. Como Líder. Sem revisão do orador.) Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, diante de tantas denúncias de mensalão, de desvios de recursos, de fundos de pensão, de benefícios auferidos por partidos e Deputados, com todas essas denúncias comprovadas, o Partido dos Trabalhadores volta ao mesmo mecanismo de tentar denegrir a imagem dos Deputados desta Casa. Agora, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o mesmo grupo, a mesma equipe e os mesmos mecanismos usados naquela relação publicada quando dizia, por exemplo, esses traíram os trabalhadores, esses votaram contra os interesses do trabalhador, são esses os mesmos que agora colocam em um blog, que não merece respeito, o nome de mais de 200 Deputados desta Casa, tentando, com esse denuncismo vazio, leviano e mentiroso, reduzir mais ainda esta Casa. Mas S.Exas. não vão conseguir porque as evidências aí estão. As evidências aí estão demonstrando que o PT é realmente o precursor do caixa dois.


O Dr. Paulo de Tarso Venceslau, na CPMI dos Bingos já anunciou: Paulo Okamoto era o grande arrecadador. E muitos outros que hoje se fazem de santo, recebendo benefícios, dinheiro, até imóveis, para se beneficiar da estrutura deste partido. É essa a estrutura desmoralizada que foi implantada no Brasil. O povo brasileiro não agüenta mais! E nós, Deputados, que honramos nossos mandatos temos a obrigação de assumir e interpelar esses desqualificados que tentam, mas não vão conseguir, denegrir a imagem dos Deputados que se respeitam.
Por exemplo, Sr. Presidente, eu me sinto à vontade para dizer, alto e bom som, que renuncio meu mandato se encontrarem alguma vinculação minha com Furnas ou qualquer um dos seus fornecedores. Atentem bem: ao contrário de S.Exas. que ficam pedindo clemência para não serem cassados porque roubaram com os Srs. Valério, Delúbio e Silvinho, todos metidos na roubalheira.

Ao contrário deles, eu renuncio ao meu mandato se encontrarem alguma prova, ou até indício de prova, de ligação minha com FURNAS ou com qualquer um desses que recebem recursos daquela instituição.
É assim que temos de proceder, Sr. Presidente. Esta Casa está obrigada a nos defender. Vou assumir e interpelar, inclusive, um desqualificado Deputado baiano, escritor frustrado, que atende pelo cognome de Emili, que tem um blog, assim como os responsáveis pelo blog www.amigosdopresidentelula.blogspot.com. São os amigos do Presidente Lula que querem desmoralizar esta Nação, porque este Governo, com essa base, está desmoralizado. Esses petistas estão todos desmoralizados porque roubaram a consciência e o dinheiro do povo brasileiro. É dessa forma, Sr. Presidente, que temos de nos posicionar, para assumir diante da opinião pública e enfrentar todos esses gatunos que formam a maior quadrilha que rouba o dinheiro do povo brasileiro.
As posições que esta Casa vem tomando são extremamente importantes. Já pensam até em apresentar um projeto submetendo à opinião pública se devemos ou não diminuir o número de deputados. Acho que é isso que eles pretendem. Querem, na verdade, desmoralizar o Congresso para fechá-lo. Não, o povo brasileiro não aceita isso. Este Governo é falido, desmoralizado. E esse partido, que ontem era da esperança, é o partido da vergonha, o partido dos gatunos, que tentam enxovalhar toda esta Casa, mas felizmente o povo brasileiro está atento.


Os Deputados que se respeitam vão repelir veementemente, como faço neste momento. Cobro da Presidência desta Casa uma posição firme e enérgica para defender seus membros. Não aceito, Sr. Presidente, e volto a dizer: renuncio ao meu mandato se encontrarem qualquer vinculação minha com FURNAS, seus diretores ou seus fornecedores. É assim que me posiciono. É assim que esta Casa se posiciona diante desses desqualificados, desses gatunos, que roubaram e continuam roubando a consciência e o dinheiro do povo brasileiro.



Obrigado, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados.

Blog no Josias de Souza


Blog novo na praça
Eli Nunes (Santos-SP), leitor(a) do blog, deixou lá embaixo, na coxia reservada aos comentários, um recado que, por relevante, merece ser trazido aqui para a boca do palco. Diz o seguinte:



“Peço licença ao Josias para informar o sobre o site dos amigos do Lula. Ali, poderemos ler depoimentos de pessoas de bem que acreditam nele. Sei também que há pessoas de bem que não gostam ou não concordam com Lula. O que eu não concordo é com o linchamento moral sem provas contra ele.”



Está dado o recado, democraticamente. Será que existe o blog dos amigos do FHC?

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2005-11-13_2005-11-19.html

O Blog no site do deputado Emiliano



Blogosfera lulista e petista sob ataque da direita

É tão grande o impacto dos blogs e site petistas que tucanos ameaçam processar quem divulgar, mesmo por e-mail, a famosa Lista de Furnas com nomes do PSDB e PFL...

É visível o crescimento da globosfera petista, principalmente com a virada do presidente Lula e do PT nas pesquisas de opinião. Os tucanos fazem carga e tentam acionar a Justiça para calar ou tirar do ar os blogs e sites independentes. Ameaçam processar o ator Antônio Grassi, presidente da Funarte, por ter enviado e-mail sobre a Lista de Furnas. Em meados de março, vários blogs foram sabotados. Muitos deles, inclusive, recomendam o site www.emilianojose.com.br. Mas já estão todos reativados, para o bem do Brasil. E viva a Internet livre.

CONFIRA AQUI QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS BLOGS SABOTADOS:

www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com

- Este blogs é editado pela pioneira Helena Sthephanowitz, de Piracicaba (SP) e ganhou fama depois que passou a ser citado pela grande mídia, e pela tropa de choque do PFL e PSDB na CPMI dos Bingos. Helena tem até comunidade no orkut dedicada a ela. Um sucesso.

www.grupobeatrice.blogspot.com/

- É alimentado por um coletivo que se define como defensores do PT e do presidente Lula. Faz interessantes análises da mídia. Na mais recente (22/03/06), identificou que a última revista Veja dedicou 44% de suas páginas a exaltar o PSDB.

www.blogdoonipresente.blogspot.com/

- É um blogs bem debochado. Diz que seu diretor presidente é Oni Presente. O diretor geral é Cabeção. Seu slogan é: Eu vejo tudo, nada pode passar despercebido, eu estou ao redor, acima e abaixo de você. Desce o pau em Noblat, depois que ele se vendeu ao Estadão, afirma.

http://nogueirajr.blogspot.com/

- Brasil, Brasil, é o nome do blogs do paulista Antônio F. Nogueira Jr. Bonito e competente. Tem música, artigos, sinopse de jornais. Recentemente (22/03/06) publicou artigo de Miguel do Rosário (Novae) sobre o caseiro Francenildo, segundo a ótica do dramaturgo Ricardo Noblat, do Estadão. É hilário e trágico.

CONFIRA AQUI BLOGS QUE RECOMENDAM O SITE DE EMILIANO:

www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Leia verbete acima.

http://portalmidiapetista.blogspot.com/

Editado por Helena Sthephanowitz acompanha a grande mídia, valoriza notícias favoráveis ao PT e ao governo Lula e volta e meia dá verdadeiros furos na imprensa escrita. É pau puro.

http://noticiasdopais.blogspot.com/

- Excelente blogs. Altamente politizado. No momento, publica matéria consistente listando 45 escândalos que marcaram os oito anos do governo FHC.

www.tucanoduto.blogspot.com/

- Junto com o blogs Amigos do Presidente Lula foi o principal responsável pela divulgação da Lista de Furnas completa, prestando excelente serviço ao Brasil. No momento (22/03/06), publica a Carta aos Petistas, do deputado Emiliano (PT-BA)



Leia verbete acima.

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE A GLOBOSFERA PETISTA:

Grande mídia descobre a força da blogosfera petista

Ofensiva em torno da Lista de Furnas, sonegada durante muito tempo pela grande mídia, provocou crescimento e multiplicação da blogosfera petista independente.

Fonte: site www.emilianojose.com.br

Na coluna Toda Mídia, publicada na Folha de S. Paulo, Nelson Sá registra o renascimento da blogosfera petista e a debandada dos três principais colaboradores da blogosfera tucana. A blogosfera lulista cresceu, virou tema de um bloco inteiro do telejornal SBT Brasil, de Ana Paula Padrão. Ele esqueceu, mas, antes disso, o jornal Correio Braziliense publicou ampla matéria com grande repercussão nos estados, afirmando que na Internet a campanha começou.

São dezenas de blogs, mas alguns se destacam. Os blogs coletivos, como Os Amigos do Presidente Lula, Grupo Beatrice, Blog da Reeleição partem da cobertura dos sites da grande mídia e exploram, no momento, as notícias sobre a LISTA DE FURNAS, os escândalos da DASLU ou criticam a cobertura parcial da mídia. Há blogs - como o Bué de Bocas, Blog da Kika e Caia Fittipaldi - que se concentram em manifestar apoio a Lula.

Alguns sites de parlamentares acabaram reforçando o espaço petista na blogosfera. Os blogs www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/; www.tucanoduto.blogspot.com/ e o http://portalmidiapetista.blogspot.com/ recomendam alguns sites de parlamentares, entre eles, o do deputado Emiliano José (PT-BA), do deputado Paulo Serafim (PT-SC) e o da senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

SITE NA CPMI DOS CORREIOS

Mais recentemente, o blogs http://noticiasdopais.blogspot.com/ também incluiu o site do deputado Emiliano José (PT-BA) em sua lista de recomendações. Na verdade, o crescimento do espaço petista ocorreu com a ofensiva na divulgação da Lista de Furnas pela Internet, em oposição ao silêncio da grande mídia. O site do deputado Emiliano chegou a ser citado na CPMI dos Correios, em tom acusatório, como um grande divulgador da Lista de Furnas na Bahia, por um parlamentar do PFL. Também gerou grande constrangimento a divulgação de uma relação com os nomes de 14 deputados baianos na Lista de Furnas, incluindo toda a bancada do PFL.

Surgiu até um endereço específico: http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com/ . Nestes blogs dois nomes se destacaram: Helena Sthephanowitz e Jussara Seixas. O conjunto dos blogs petistas independentes acabou se contrapondo aos blogs oficiais dos jornalões, como o Blog do Noblat (vendido no bom sentido ao Estadão) e o Blogs do Josias (nascido da Folha de S. Paulo), para citar apenas dois.

Infelizmente ainda não surgiram blogs baianos alternativos e politizantes. Este papel na Bahia está sendo exercido pelos sites oficiais do PT da Bahia, da Liderança do PT na Assembléia Legislativa da Bahia e por cinco sites de parlamentares estaduais da Bahia, entre eles o do deputado Emiliano José, que passou a ser recomendado na blogosfera nacional. Os sites de alguns deputados federais baianos, embora na maior parte desatualizados, também contribuem para a blogosfera petista. E todos continuam solenemente ignorados pela mídia regional.

PENAS VOANDO

Segundo a coluna de Nelson Sá, da Folha, "a blogosfera tucana, a mais vibrante até o início do ano, anda em crise. O coletivo E-Agora viu nos últimos dias a debandada de seus três principais colaboradores, Eduardo Graeff, depois Antonio Fernandes e, por fim, no sábado, Augusto de Franco. E agora é o Primeira Leitura, de Reinaldo Azevedo, que se deixa levar pelo cisma tucano - a ponto de postar mensagens como esta: Dona Lila decide quem seria o candidato de Covas, como se conversasse com ele. Em respeito à memória do governador, abstenho-me de comentar esse particular... Ademais, é mulher de Mario, não sua herdeira política para períodos eleitorais". Com informações de nelsondesa@folhasp.com.br (07/03/2006).

A LISTA DE FURNAS
http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com/

PFL e PSDB querem punir divulgadores da "lista de Furnas"

23/03/2006 - Agência Brasil

O PFL e o PSDB vão tomar, a partir de hoje (22/03/06), uma série de medidas judiciais e extrajudiciais para punir os responsáveis pela divulgação da chamada "lista de Furnas". Trata-se de uma série de nomes de políticos de partidos políticos que supostamente teriam se beneficiado de recursos de caixa 2 repassados pela estatal. O anúncio foi feito pelos líderes do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN), e do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM).

Segundo o senador Romeu Tuma (PFL-SP), não há como a Polícia Federal atestar a veracidade ou não da lista uma vez que o autor, o lobista Nilton Antônio Monteiro, não apresentou até hoje o texto original.

Entre as medidas anunciadas pelos pefelistas e tucanos estão ações judiciais contra Nilton Monteiro e o funcionário da prefeitura de Belo Horizonte, Luiz Fernando Carceroni. O servidor da prefeitura da capital mineira é acusado pelos líderes de "propagação" da lista que teria sido montada por Monteiro.

Também será encaminhado ainda hoje requerimento à PF pedindo a tomada de depoimentos e acareação de Nilton Monteiro, Luiz Fernando Carceroni e o deputado estadual petista Rogério Correia (MG).

Por último, será encaminhada representação à Procuradoria Geral da República para que seja investigada uma possível ação de improbidade administrativa ou crime de prevaricação por parte do presidente da Funarte, Antônio Grassi. Os líderes Arthur Virgílio e Agripino Maia baseiam a representação em uma reportagem da Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, Grassi teria utilizado seu correio eletrônico funcional para divulgar a lista de Furnas.

http://www.emilianojose.com.br/texto_noticias.php?ID=846

Logo pró-Lula na blogosfera petista



Depois de um ano quase sem voz, a militância petista renasce na rede. A blogosfera lulista cresceu e, no final da semana, virou tema de um bloco inteiro do ‘SBT Brasil’, de Ana Paula Padrão, e outras coberturas.

São blogs sem fim, mas alguns começam a se destacar no amontoado de endereços. Em sua quase totalidade, assumem o apoio à reeleição de Lula, com logos que se espalham de uma página a outra, mas com conteúdos os mais diversificados.

Os blogs coletivos, como Amigos do Presidente Lula, Grupo Beatrice e Blog da Reeleição, partem da cobertura dos sites de grande mídia -em especial, registre-se, da Folha Online- para explorar as confirmações sobre Furnas ou as vantagens fiscais da Daslu em São Paulo. Ou para criticar a cobertura. Freqüentam tais coletivos personagens conhecidos das seções de leitores e caixas postais, como Caia Fittipaldi.

Outros blogs, como o Bué de Bocas de Nelson R. Perez -o mais articulado- e o Blog da Kika, de Kika Martins, concentram-se em defender Lula por conta da queda na desigualdade social ou alguma outra ‘boa notícia’, de caráter econômico ou administrativo

Notícia no Observatório da Imprensa..
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=371ASP011

About This Blog

  © Blog em Destque 'Eu o Fã' By Blog em Destaque 2008

Back to TOP