22 agosto, 2006

O link do blog no Fernando Rodrigues



http://noticias.uol.com.br/fernandorodrigues/docs.jhtm

http://uolpolitica.blog.uol.com.br/
antoniograssi@funarte.gov.br.

-mail de Antonio Grassi, da Funarte, foi
usado para propagar "lista de Furnas"




O e-mail funcional do presidente da Funarte, o ator Antonio Grassi, foi usado no último dia 9 de fevereiro para ajudar a propagar a chamada “lista de Furnas” –um conjunto de informações sem confirmação sobre um suposto esquema de corrupção dentro da estatal federal de energia. A maior parte do conteúdo da “lista de Furnas” compromete políticos do PSDB e do PFL. A Funarte é uma fundação do governo federal, comandada fortemente por pessoas ligadas ao PT.

O e-mail com a "lista de Furnas" propagado pelo endereço eletrônico de Antonio Grassi veio de Ana de Hollanda, diretora do Cemus (Centro de Música da Funarte). Ana teve o cuidado de enviar a “lista de Furnas” usando seu e-mail pessoal, às 23h19 do dia 8 de fevereiro passado. Ela aparentemente mandou as informações para uma lista de funcionários da própria fundação, pois aparece o seguinte no campo de destinatários: “@funarte.gov.br”.

Este blog recebeu o e-mail de Grassi por meio de um dos seus destinatários. Por dez dias o blog trocou várias informações com Grassi, que não conseguiu até agora dar uma explicação conclusiva para o fato de seu correio eletrônico ter sido usado. No seu penúltimo comunicado, o ator afirmou que tentaria mandar algum detalhamento técnico sobre o episódio até 15 de março. Depois, entraria em férias. O dia 15 chegou. E nada. Ontem, 16 de março, às 19h51, mandou uma mensagem curta depois que o blog insistiu várias vezes: “O gabinete da Funarte, por minha solicitação, está lhe respondendo”. Até o momento, nada.

Como a resposta não veio, o blog publica o que recebeu. A cópia do e-mail de Grassi propagando a “lista de Furnas” pode ser acessada nesta página, na seção “Documentos” (só para assinantes do UOL). Os nomes dos destinatários foram retirados, até porque não têm responsabilidade pelo eventual erro cometido pela pessoa que usou o e-mail de Antonio Grassi –o próprio Grassi ou alguém ainda incógnito.

No post seguinte, as explicações (inconclusas) de Grassi.

Escrito por Fernando Rodrigues às 07h44
[(80) Comentários] [Regras] [envie esta mensagem]

Antonio Grassi tenta se explicar


Como é possível que o e-mail funcional de Antonio Grassi (que não está disponível para o público na página sobre a estrutura do órgão) tenha sido usado para propagar esse papelório de Furnas?

Responde o presidente da Funarte: “O e-mail da presidência da Funarte é acessado, aberto diariamente, pela assessoria do gabinete. Muitas das respostas são feitas diretamente pelos assessores”.

Nessa sua primeira resposta, Grassi também afirmou: “Na primeira quinzena de fevereiro encontrava-me fora do Brasil, acompanhando o Ministro da Cultura em viagem oficial”.

OK, OK. O blog fez então duas perguntas:

1) é possível saber qual assessor usou o e-mail, até porque o servidor da Funarte deve registrar tudo isso (pelo menos, a máquina de onde saiu a mensagem)?

2) em 9 de fevereiro, quando foi enviado o e-mail de Grassi, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, estava em Belo Horizonte na parte da manhã, e no Rio, na parte da tarde. Como é possível Grassi ter ido ao exterior com o ministro se o ministro estava no Brasil?

Fatos são fatos. Grassi então mudou um pouco a história...

“Fernando, quanto à agenda, você tem razão. Fizeram uma confusão de datas por aqui”. Apesar do desmonte de sua versão inicial, uma conclusão curiosa: “Isso não tem relevância na sua investigação”.

Explica: “É possível acessar o e-mail pelo webmail da Funarte, de qualquer lugar do mundo”. E mais: “Verificando os itens enviados da máquina do gabinete não consta o envio do mesmo. O pessoal aqui do gabinete garante que do meu computador não saiu isso. A propósito me deram o exemplo de e-mail que estarei lhe enviando a seguir (um convite que recebi de você). Me dedico a esse trabalho porque não quero ser acusado de algo que não fiz”.

OK, OK. O blog recebeu então um tosco e-mail “falsificado”. Algum assessor(a)/amigo(a) de Grassi que usa o e-mail olivarfb@ctorio.org.br mandou uma mensagem com o nome deste blogueiro no campo de remetente.

Este blogueiro respondeu de maneira detalhada ao presidente da Funarte: “Sobre falsificar um remetente, sinto dizer que não é bem assim. O que se falsifica com facilidade é apenas o nome que aparece no campo do remetente –não o e-mail propriamente. No e-mail que vc. me enviou separadamente, basta passar o mouse por cima do ‘meu’ nome e verificar que se trata, na realidade, de olivarfb@ctorio.org.br o remetente real. No caso do e-mail com o seu nome [o da ”lista de Furnas“], ao passar o mouse por cima do seu nome, aparece o seguinte: antoniograssi@funarte.gov.br. Ou seja, foi mesmo usado o seu e-mail”.

Bingo. E agora?

Fala Grassi: “Não tenho noções mais precisas da internet e agradeço seu esclarecimento”.

E finaliza: “Solicitei à informática sobre o provedor (...) lhe encaminho qualquer novidade. Para isso vou checar na Funarte Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Espero poder lhe retornar antes do dia 15, quando entro de férias até 01 de abril”.

E mais nada.

A propósito: segundo a pesquisa “Corporate Email User Habits”, 72% dos usuários admitem usar e-mail do trabalho para mandar piadas, fotos, vídeos etc. para amigos.

A exemplo de Lula sobre o caixa dois (todo mundo faz), Grassi pode dizer que usar o e-mail do trabalho dentro do governo federal

0 comentários:

About This Blog

  © Blog em Destque 'Eu o Fã' By Blog em Destaque 2008

Back to TOP