22 agosto, 2006

Blog no blog tucano



http://julianoborges.blogspot.com/2006_06_01_julianoborges_archive.html



O Estado de Minas - Eleições 2006Circulam livremente na internet os filmes feitos pelo PT que foram proibidos pela Justiça Eleitoral, por serem considerados propaganda extemporânea em favor da candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No dia 5, o PSDB apresentou representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar impedir a divulgação. No dia seguinte, ela já não era mais acessada no site oficial do partido, mas continua presente em uma meia dúziade blogs como “Osamigos do presidente Lula” e “Ousar lutar, ousar vencer”.

E virou assunto em várias comunidades do Orkut, o site de relacionamento da rede, que tem 12 milhões de brasileiros entre os 17 milhões de usuários em todo o mundo. E assim vai continuar. Esse é só um exemplo das dificuldades que a Justiça Eleitoral terá para fazer valer no espaço virtual da rede mundial de computadores as regras da campanha do mundo real.

Ao mesmo tempo em que vigiam o adversário, os tucanos investem cada vez mais na internet e estão pensando até em receber doações para a campanha do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, com o objetivo de repetir o sucesso do pré-candidato dos democratas norte-americanos Howard Dean, que levantou US$ 40 milhões em doações individuais por meio dos blogs, em 2004, mas acabou sendo vencido por John Kerry nas primárias.


Outros pré-candidatos à presidência, como o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB) e o senador blogueiro Cristóvam Buarque (PDT-DF) também têm usado a internet para se comunicar com eleitores. Mas, pelo grande número de sites não oficiais, blogs e comunidades virtuais do Orkut, tem-se reproduzido na internet a grande rivalidade entre tucanos e petistas. A especialista em direito digital Patrícia Peck, de São Paulo, diz que, além do fato de a internet evoluir mais rapidamente que as leis que a controlam, ela é extremamente atrativa quando a disputa é nacional, porque pode ser acessada de qualquer rincão do país e até de fora do Brasil. “A internet é mais interessante como propaganda se for levado em conta o custo/benefício quando a eleição é presidencial do que nas municipais”, compara.

CAUTELA

Quanto a falta de controle do conteúdo, Patrícia Peck lembra que a Resolução 2.158 do TSE trata do que é proibido fazer na rede. “Qualquer propaganda antes de 6 de julho seria extemporânea, só que a presença de textos e informações sobre os candidatos em páginas não oficiais dos candidatos ou dos partidos, comunidades do Orkut ou blogs não pode ser entendida como campanha”, afirma. Os blogueiros sabem disso.


Outro endereço de apoio a Lula, o “ Blog da reeleição”, coloca logo na primeira página o seguinte aviso: “Este é mais um espaço independente dedicado a Luiz Inácio Lula da Silva. Esse blog não fazparte de nenhuma campanha eleitoral e não pretende angariar votos. Apenas expressa o desejo daqueles que querem ver Lula como candidato à reeleição”, diz. Ela lembra que existe diferença entre a propaganda eleitoral, que é imposta ao eleitor pela TV ou rádio, e aquela que ele procura, por vontade própria, na rede. “Existe a teoria do ato de vontade. A pessoa fazer uma busca num site de pesquisas a partir do nome de um candidato e encontrar a informação, seja em blog, site ou no orkut, pode ser entendido como um ato de vontade da pessoa. É bem diferente daquele que se vê obrigado a assistir à propaganda eleitoral gratuita”, sustenta.

GATO E RATO

O coordenador das promotorias eleitorais em Minas, Edson Rezende, acrescenta outra dificuldade para a fiscalização da propaganda eleitoral na internet: a falta de familiaridade de juízes e promotores com a rede. “Dependemos das denúncias. Eu, por exemplo, só navego em sites oficiais. Nem conheço direito os blogs ou o Orkut. Não é a minha praia, não tenho interesse. Contamos com a colaboração do cidadão comum, que deve denunciar”, diz. Além disso, Rezende explica que, mesmo quando conseguem retirar o site do ar, é fácil alguém recolocar o conteúdo em outra página, até mesmo hospedado fora do Brasil. “Aí vira uma brincadeira de gato e rato. Infelizmente, por causa da falta de regulamentação na criação de sites, é muito fácil hospedar em qualquer país e aí nós não podemos agir”, diz.

A ESTRTÉGIA DO PT PARA FUGIR À FISCALIZAÇÃO É DESAUTORIZAR OS "SIMPATIZANTES" RESPONSÁVEIS PELOS SITES E BLOGS. AO MESMO TEMPO, NÁO CONSEGUEM EXPLICAR COMO ELES CONSEGUIRAM OS VÍDEOS PROIBIDOS PELO TSE.

A autora dos dois mais populares blogs petistas – Os amigos do presidente Lula e Blog da reeleição –, Helena Sthephanowitz, segundo a assessoria de imprensa do PT, não é filiada. O secretário nacional de organização do partido, Romênio Pereira, garante: “Esses blogs e comunidades não são autorizados por nós”. Nos blogs, o únicocontato com Helena Sthephanowitz é por email. Os pedidos de entrevista não foram respondidos. Neles há links para dezenas de outros blogs e páginas favoráveis à candidatura Lula e outros de puro humor contra os adversários, como o Gerente Chuchu, que promete: “Peripécias, travessuras, traquitanas, peraltices, venturas, desventuras, lendas, epopéias, sagas, mandingas e muito mais sobre mim. Não é nada fácil ser um Predestinado!”


Já entre os tucanos, os mais famosos são os sites e o blog da NOVA POLÍTICA, QUE SE RECONHECE COMO UMA FRENTE NACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL, ESPALHADA POR UMA REDE TAMBÉM FÍSICA DE MAIS DE MIL MUNICÍPIOS. A partir do site, é possível acessar não só as comunidades do Orkut que enaltecem Geraldo Alckmin, mas também os nomes, telefones fixos e até celulares de todos os responsáveis. O Coordenador Nacional do “Nova política”, o cientista político e economista do BNDES Silvério Zebral, explica por que não precisa se esconder. “Graças à internet, temos uma base de dados de 170 mil associados.

Há quatro meses, éramos 20 pessoas com um manifesto a ser entregue dentro do Palácio Bandeirantes, para que Alckmin assumisse a candidatura, o que aconteceu no dia seguinte”, afirma. Todos esses blogs e sites usam o e-mail como ferramenta e alguns chegam a enviar vídeos e outros recursos de multimídia, não só para atrair simpatizantes mas também atacar os adversários, muitas vezes em tempo real, agindo de forma rápida nas ações de contra-informação.

Com a interatividade permitida pela internet, apostam também em enquetes e pesquisas qualitativas que ajudem no monitoramento da campanha. “Fazemos uso das pesquisas, principalmente qualitativas, mas não divulgamos. É para consumo interno. Há uns 15 dias apresentei um desses relatórios para o Geraldo”, revela Zebral. Alckmin também “foi comunicado”sobre a idéia de usar a rede para conseguir doações. Queremos utilizar o modelo do Howard Dean (pré-candidato democrata dos EUA) para receber microdoações via internet. Temos um parecer jurídico que mostra que é possível. Com uma base de 170 mil associados, mesmo que cada um doe R$ 10, será um bom começo. O sistema garante transparência, como quer a Justiça”, afirma Zebral.Pelo menos no site de relacionamentos mais famoso do Brasil, Alckmin está vencendo Lula com grande vantagem. A comunidade “Geraldo Alckmin presidente 45” se orgulha de ser a maior de um candidato a presidente, com 53.451membros até sexta-feira. Logo no início do perfil, há um link para o site do “Nova política”e o telefone da sede, no Rio de Janeiro. Lula vence como o mais criticado.

0 comentários:

About This Blog

  © Blog em Destque 'Eu o Fã' By Blog em Destaque 2008

Back to TOP