10 dezembro, 2007

Do jornal Estado de Minas


22 Janeiro 2007
Do jornal Estado de Minas, deste domingo:

Campanha entre blogueiros chama a atenção para a eleição na Câmara
Blogs se unem e divulgam o movimento Evolução, lançando campanha que chama a atenção para a importância da eleição do presidente da Câmara dos Deputados, exigindo ética na política

(Alessandra Mello/Estado de Minas)

Até o dia 1º de fevereiro, blogs - espécie de diário eletrônico mantido na internet - criados em diferentes cidades do Brasil - manterão no ar uma campanha com a intenção de chamar a atenção para uma eleição que não empolga muito à população em geral - a escolha do presidente da Câmara dos Deputados -, apesar da importância do cargo, o segundo na linha sucessória da Presidência da República. A idéia dos blogs participantes é mobilizar leitores em defesa dos princípios éticos na política e, principalmente da autonomia do Poder Legislativo, expurgando da disputa o caráter de barganha por cargos do primeiro e segundo escalão, além de outras benesses.

Preocupados com os rumos da política nacional, os blogueiros criaram o movimento batizado de Evolução, que não pretende estar atento apenas à política partidária, mas àquela definida pelo dicionário Aurélio como a "arte de bem governar os povos". Chamado inicialmente de Quinto Poder, por causa da rapidez e da capacidade dos blogs em divulgar informações, mobilizando pessoas para a fiscalização dos interesses públicos e abrangendo não só os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, mas também os meios de comunicação (tido como o quarto poder), o Evolução quer explorar, no lugar de passeatas e de outras formas de protestos, a força das mensagens divulgadas pela internet, acrescidas da força de blogueiros engajados e unidos em rede.

Não é atoa que a febre dos blogs se espalhou entre os políticos. Nas eleições deste ano, os blogs foram insistentemente usados para propaganda a favor e contra diversos candidatos. Em alguns casos, blogs tentaram interferir no resultado das eleições contrariando, inclusive decisões da Justiça. A jornalista Alcineá Cavalcante, criadora de um blog com o seu próprio nome, fez campanha contra a reeleição do senador José Sarney (PMDB) pelo Amapá e, por isso, enfrentou ações movidas pelo clã Sarney.

Além do Evolução, uma ferramenta para atormentar os deputados, cobrando deles postura ética, está circulando na blogosfera, como é chamado o universo dos blogs. Foi disponibilizado em diferentes blogs um programa gratuito, batizado de Galera, que usa a relação dos e-mails dos deputados (acessível no site da Câmara dos Deputados) para facilitar o envio de mensagens aos representantes do povo. Para mandar recados aos parlamentares, basta instalar o programa e preencher o formulário que aparece na tela. Mensagens anônimas não são enviadas.

Com esse programa, o usuário pode transmitir uma mesma mensagem para todos os parlamentares, ou somente para os escolhidos por partido e estado. Cada deputado receberá a mensagem como se essa fosse individual, sem cópia para os demais. Outra arma dos blogueiros é a blogagem coletiva. Todos postam ao mesmo tempo artigos, textos e charges sobre temas previamente combinados. O assunto das próximas semanas da blogagem coletiva dos blogs participantes do Evolução é a eleição para a Câmara dos Deputados.

No fim do ano, esses mesmos blogs fizeram campanha, ainda que não tão organizada feito a Evolução, sobre o aumento do salário dos deputados, que acabou sendo derrubado por causa da pressão popular. Outra proposta dos blogs é conquistar os deputados novatos que, para os blogueiros, ainda não foram seduzidos pelo clima de fisiologismo que domina o Congresso Nacional.

Um dos blogs engajados nessa campanha é o www.jorgesobesta.blogspot.com. Seu escriba é um mineiro formado em Ciência da Computação. Conhecido como Jorge Sô Besta, ele prefere que seu nome não seja divulgado. Jorge conta que, em princípio, tinha a idéia equivocada de que um blog era coisa para adolescentes. "Um belo dia, estava vagando a esmo pela internet e me deparei com o universo dos blogs. Uns eram simplesmente hilários, outros poéticos, alguns insanos e muitos eram politizados. Me senti compelido a escrever. Escrevia qualquer coisa, apenas para mim. Porém ,de repente, lá estavam os leitores. Tímido que sou, inventei esse alterego, o Jorge Sôbesta e nasceu o blog, que é uma mistura de tudo o que li", revela.

Protestos e ações atingem blogueiros
Apesar de ser um bom espaço para protestos, os blogs nem sempre têm ampla liberdade. É o caso da página eletrônica da jornalista Alcinéa Cavalcante, do Amapá. Ela enfrentou problemas com a Justiça Eleitoral e com o clã Sarney. Em 1990, o ex-presidente mudou seu domicílio eleitoral do Maranhão para o Amapá, com o objetivo de disputar com mais facilidade uma vaga para o Senado, sendo reeleito para um segundo mandato pelo estado. A coligação de Sarney já entrou com nove representações contra o blog de Alcinéa. Nas últimas, os advogados destacaram: "É inaceitável que indivíduos que se dizem jornalistas armem uma longa teia de comunicação na internet para a prática de crimes".

A principal acusação dos advogados de Sarney é a de que os blogueiros estariam se organizando "para atingir a boa imagem do candidato". Segundo a representação, os jornalistas "convocam eleitores, jornalistas e internautas a comporem esse bando, inclusive de outros países". O documento diz ainda: "É inaceitável que a disputa eleitoral seja maculada com tão abjeta nódoa." O caso está sendo julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, depois de ter sido julgado pelo Tribunal Regional do Amapá.

Alcinéa foi multada pelo TRE por causa do conteúdo blog e, como se recusou a acatar a decisão, deve atualmente "uma fortuna". Para a jornalista, os blogs, são hoje a melhor maneira de expressão de opiniões sem censura. "Os blogs estão virando uma caixa de ressonância da sociedade", diz ela, observando que a blogosfera provou, nestas últimas eleições, que tem poder. "Mas tem muito lixo também", lamenta. Segundo ela, no Amapá os blogs são mais lidos que todos os jornais do estado, que têm pouco mais de meio milhão de habitantes e que até 1988 era apenas um território.

O PT também sofreu problemas com as campanhas de alguns blogs contra a candidatura ddo presidente Luiz Inácio Lula da Silva Para rebater as críticas foram criados vários blogs pró Lula. Um dos mais visitados é o http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/, cuja autora, Helena Sthephanowitz, uma petista de carteirinha, já tem até comunidade no orkut.

Outro blog famoso na rede é o do ex-ministro José Dirceu (PT-SP), cassado em 2005 sob a acusação de ser o arquiteto do mensalão. Em seu endereço (http://blogdodirceu.blig.ig.com.br/), o ex todo poderoso ministro do governo Lula afirma que o objetivo do blog é "ser um espaço democrático de discussão do projeto nacional em desenvolvimento, de reflexão sobre o futuro do país, de disputa política e de expressão da luta social". O blog do Dirceu é fonte diária de consulta para os jornalistas em geral.

0 comentários:

About This Blog

  © Blog em Destque 'Eu o Fã' By Blog em Destaque 2008

Back to TOP