10 dezembro, 2007

No Correio Braziliense


Virtual e precoce

Rudolfo Lago
Correio Braziliense
1/3/2006

Campanha eleitoral já começou em páginas eletrônicas com propaganda de pré-candidatos à Presidência da República. Ex- ministro do TSE diz que prática é ilegal. Tribunal define amanhã limites para uso da internet

De acordo com o calendário preparado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda política para as eleições de outubro começa apenas no dia 6 de julho. Há um meio de comunicação, porém, em que a campanha já está a pleno vapor. Praticamente todos os pré-candidatos à Presidência da República já têm páginas na internet. A maioria está camuflada como páginas ou blogs de “amigos”, mas há também sítios próprios pedindo votos explicitamente para os pretendentes a ocupar a partir do ano que vem o gabinete principal do terceiro andar do Palácio do Planalto.

Líder nas pesquisas de intenção de voto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sai na frente também na internet. Dois espaços defendem a sua candidatura. Um é mais discreto: o blog Amigos do presidente Lula (www.amigosdopresidentelula.blogspot.com), de responsabilidade de Helena Stephanowitz, diz destinar-se a defender o presidente e seu governo dos ataques que passou a receber após o escândalo do mensalão. Ontem, porém, o sítio comemorava. A escola de samba Leandro de Itaquera, de São Paulo, que levou para a avenida um carro com bonecos gigantes dos pré-candidatos do PSDB — o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, José Serra — foi rebaixada para o grupo de acesso. “Uhhh! Tá feia a coisa no ninho tucano. Rejeição até na avenida do samba”, comentava o blog.

Em um texto, o blog critica o fato de “amigos” de José Serra terem criado na internet uma página intitulada Movimento Serra Presidente. Propaganda fora de hora, protestam. Mas traz um link para página igualmente explícita de apoio a mais quatro anos de mandato para Lula. O Blog da Reeleição — Lula 2006 (blogdareeleição.blogspot.com), de responsabilidade de alguém que assina apenas João Carlos, informa se tratar de “mais um espaço independente dedicado à reeleição do presidente Lula”.

0 comentários:

About This Blog

  © Blog em Destque 'Eu o Fã' By Blog em Destaque 2008

Back to TOP